Questões anteriores de Geografia EsSA 2017 – Políticas Territoriais e Mercosul

Fala pessoal! Tudo bem?

Mais um vídeo com resolução de questões de Geografia para quem tentará a prova da EsSA. E dessa vez vamos tratar do tópico que está no edital: Políticas territoriais e regionais: a Amazônia, o Nordeste, o Mercosul e a América do Sul.

Mas antes de te mandar para o vídeo, queria que você soubesse que você poderá se inscrever em uma nova forma de comunicação comigo. Basta clicar aqui e você será direcionado para as mensagens no Facebook. Você se inscreve lá e eu te mando todas as notificações de vídeos e materiais que vou produzindo até o dia da prova!

Agora sim, a aula!!!

Abaixo, seguem as questões para você acompanhar.

(EsSA 2017-18) Um programa conjunto dos governos de 12 países da América do Sul que visa promover a integração física entre eles, por meio da modernização da infraestrutura de transporte, energia e telecomunicações, ampliando a área de atuação do Mercosul, é conhecido pela sigla:
A) IIRSA
B) ALCA
C) OTAN
D) IBGE
E) ALADI

(Expcex – 2015) Sobre o comércio exterior brasileiro, podemos afirmar que:
I- no comércio mundial, o Brasil possui hoje a condição de Global Trader, estando, portanto, comprometido com os princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial.
II- a partir da metade da década de 1990, com o aumento da participação de produtos básicos e semimanufaturados na pauta de exportações brasileira, a participação do Brasil nos fluxos comerciais globais deu um salto para mais de 3% do total mundial.
III- enquanto na pauta de exportações brasileiras para a União Europeia e Ásia predominam produtos primários e semimanufaturados, os países do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e da América do Sul
absorvem, principalmente, produtos manufaturados do Brasil.
IV- a redução das metas de crescimento da economia chinesa é fato positivo para a economia brasileira, pois tende a abrir um espaço ainda maior para nossas exportações de produtos básicos.
V- o Mercosul responde por cerca de 40% das exportações brasileiras, o que revela a forte dependência comercial do País em relação ao bloco e justifica o aumento dos investimentos privados brasileiros nos países do Mercosul.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
A) I e III B) III e V C) II e V D) I, III e IV E) I, II e IV

VEJA TAMBÉM: BAIXE GRATUITAMENTE O EBOOK COM AS 10 ÚLTIMAS PROVAS DE GEOGRAFIA DA EsSA ORGANIZADAS PARA SEU ESTUDO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *