Análise do edital da prova do IBGE (nível médio) 2016

Olá pessoal!

Todos nós sabemos que o concurso para o IBGE já se encontra aberto para as inscrições. Se não sabe, basta dar uma olhada no site clicando neste link e conferir o edital. Nele estão todas as instruções.

Algumas pessoas me pediram para fazer uma análise do edital. Temos muitos cursos e pessoas que analisaram e muito bem. Mas eu vou analisar com alguma ótica que eles analisaram, mas serei um pouco diferente do convencional. Nesse post, vou colocar um olhar em cima do que eu observo ser corriqueiro nos concursos públicos e as pessoas deixam passar.

Não é por menos que, nos grupos diversos sobre a prova do concurso do IBGE 2016, vemos até brigas por conta de perguntas que as pessoas fazem que, se tivessem lido o edital, resolveriam 100% dos seus problemas (e evitariam discussões inúteis)…

Então vamos lá! Vamos aos comentários e também vou dar uma dicas.
– Achei bem legal! Em geral os concursos do IBGE são tranquilos. Acredito que, estudando bem, vai ser possível passar nessa prova!
– O conteúdo de Geografia não mudou quase nada. Na parte de cartografia, eles acrescentaram somente a parte de altitude que não tem mistério algum. Foi incluído um tema novo que não tinha (que achei super estranho não ter) no edital anterior, que é Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional). O IBGE sendo um órgão que trata de contagem da população e o edital não falava nisso. Mas enfim, agora veio. Acredito que, se estão cobrando isso, é porque os próximos funcionários (espero mesmo que você, meu leitor, seja um deles) irão trabalhar fortemente na questão do próximo censo. Isso quer dizer que você deve dar um foco em relação a esse tema!

Sobre as dicas:
– Tome muito cuidado com a data das inscrições: ela vai de 04 de janeiro de 2016 até 28 de janeiro de 2016: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge(sério, já vi gente perder o prazo e ficar de fora da disputa)
– O edital fala que, se na sua cidade for feriado no dia final para pagar e e o banco não abrir, é de sua responsabilidade se organizar para pagar. Portanto, não deixe para última hora.
– O edital fala que, se você escolher o lugar onde a vaga será oferecida, a prova será nesse mesmo lugar. Então já organize a passagem de ônibus ou avião, hospedagem, lugar para comer e tudo mais que precisa para não deixar para cima da hora e comprar tudo mais caro ou não conseguir comprar nada.
– Fique atento na parte que fala sobre candidatos que irão concorrer vagas destinadas tanto para portadores de necessidades especiais (PNE) quanto para afrodescendentes. Tem algumas regras e documentos que precisam enviar ou informar que está descrito no edital.

Quanto ao critério de desempate, segue a cópia que retirei do edital:
“DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, nos termos do art. 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
b) obtiver a maior nota na disciplina de Língua Portuguesa;
c) obtiver o maior somatório das notas nas disciplinas de Geografia e Matemática;
d) obtiver a maior nota na disciplina de Conhecimentos sobre o IBGE; e
e) persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho.”

Acho que é tudo que consegui extrair de útil no edital. De resto é estudar bem para conseguir chegar lá. E para isso (em Geografia) estou aqui!!! Contem comigo e vamos juntos!

7 Comentários


  1. Professor! Muito obrigado pelo material disponibilizado e, se tiver mais… é só postar… a galera agradece.

    Responder

  2. Boa professor! Estou assistindo seus vídeos no youtube, ótimas revisões, valeu!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *