Estude Geografia da energia e do clima para Expcex

E ai! Tudo bem?

Nesse novo post eu coloco mais uma videoaula disponível para você! Estarei trabalhando agora 2 questões que caíram não na EsSA, como estamos acostumados a ver por aqui, mas eu trabalharei os conteúdos de Geografia da energia e do clima nessas questões como caíram em provas anteriores da Expcex.

São temas importantes que você precisa dominar nos mínimos detalhes. Por isso, recomendo além de treinar as questões, ler muito sobre os assuntos.

Veja a aula no vídeo abaixo.


Aqui você poderá acompanhar as questões.

(Expcex 2014) Sobre a matriz energética brasileira podemos afirmar que:
I– embora os combustíveis fósseis tenham importante participação na matriz energética brasileira, o País apresenta relativo equilíbrio no uso de fontes renováveis e não renováveis de energia.
II– atualmente, tomados em conjunto, o setor industrial e o setor residencial são responsáveis por cerca de 70% do consumo energético total do País.
III– a biomassa e o gás natural estão entre as principais fontes na geração de energia térmica
convencional, porém o diesel (derivado do petróleo) continua sendo a principal fonte de geração elétrica em usinas térmicas no País.
IV– a descoberta do pré-sal contribuiu para a autossuficiência brasileira em petróleo e interrompeu políticas de diversificação da matriz energética, tais como a retomada do programa de centrais nucleares e os investimentos em geração eólica no País.
V– a fim de amenizar os impactos ambientais, o projeto aprovado para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA) a definiu como uma “usina a fio d’água”, o que acarretará grandes variações em sua capacidade de produção entre a estação das cheias e a das vazantes.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

A) I e III
B) II, III e V
C) I e V
D) I, III e IV
E) IV e V

(Expcex 2015) As chuvas torrenciais de verão, denominadas chuvas ________________________, são caracterizadas por serem precipitações breves, mas violentas, que ocorrem na maior parte do território brasileiro. Essas chuvas estão associadas ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para a porção central da América do Sul entre os meses de setembro e março, fazendo com que a massa _____________________________ expanda-se para a Bolívia e Brasil central, chegando a atuar sobre São Paulo, provocando os chamados aguaceiros de verão.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
A) convectivas / Equatorial continental (mEc)

B) orográficas / Tropical continental (mTc)
C) convectivas / Equatorial atlântica (mEa)
D) orográficas / Equatorial continental (mEc)
E) frontais / Equatorial atlântica (mEa)

SAIBA MAIS: Inscreva-se na minha lista VIP para receber vídeoaulas, materiais e dicas exclusivas diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *